Mais de 430 pessoas confraternizaram no passado sábado, dia 31 de Março, no salão do Ambiance Banquet Hall, num jantar/convívio organizado pelo grupo de amigos e naturais da freguesia de São Mateus da Calheta da Ilha Terceira sendo, ao que apuramos, o segundo, até ao presente, realizado entre nós por gente oriunda deste lugar sendo a receita, segundo nos foi dito, canalizada para as obras de restauro na igreja daquela freguesia.
Maria Fisher e Fábio Ourique
Foi um grande e excelente espectáculo, daqueles que não é fácil de se esquecer, não só pela qualidade – praticamente dedicado à nossa canção nacional, o Fado - como pela alegria permanente naquele extensivo sarau que se estendeu, com baile e a sessão de fados, bem para lá das duas horas da madrugada.
Vindos daquela freguesia expressamente para conviverem nesta festa, o presidente da Freguesia de São Mateus e deputado no Governo Regional dos Açores, José Gaspar Rosa Lima; o jovem e talentoso fadista de apenas 20 anos de idade, Flávio Ourique e por ultimo o artista Marco Rosa e um natural daquela citada freguesia mas residente em New Bedford/Nova Inglaterra, local onde se iniciou, anos atrás, estas séries de convívios das gentes da Ilha Terceira.
Maria Fisher e o deputado da RAA (Reg. Autónoma dos Açores) José Gaspar
de Rosa Lima
Foi, sem duvidas, uma bela noite de alegria que contou com a participação de artistas locais e naturais daquela freguesia, o João Carlos Silva e sua filha, embora já nascida no Canadá, a Sandra Silva, o Guilherme Rocha e claro os dois convidados vindos expressamente daquela região de Portugal insular, o Marco Rosa que animou bem com o seu vasto reportório de musica tradicional e de dança e finalmente o já mencionado jovem Fábio Ourique que no ano passado se estreou agradavelmente entre nós, na primeira edição do ciclo “São Mateus em Festa”.
Guitarras e violas em variações
Dando vida a esta noite de fados participou um número bem conhecido de instrumentistas de cordas o veterano Tony Melo e Paulo Avelar (violas) e do popular fadista João Carlos Silva e um outro jovem a crescer e a tomar vulto na difícil arte de dedilhar a nossa guitarra, o Tiago Silva (ambos na guitarra portuguesa).
O fadista João Carlos Silva
Foi mencionado neste evento a ajuda prestada por três irmãos naturais daquela freguesia e proprietários duma industria de manufacturação em Toronto de janelas e portas de alumínio, o Ontario Aluminum & Glass, o Daniel, João e António Silva que ofertaram as janelas para a Igreja de São Mateus da Calheta.
Maria Ficher com os fadistas João Carlos Silva e Sandra Silva (pai e filha)
O MC/Mestre-de-Cerimónias da noite, o nosso colega e conhecido artista, fadista e jornalista da nossa comunidade, Avelino Teixeira, também um natural da Freguesia de São Mateus, que leu a mensagem do escritor, historiador e autor de diversas obras referentes àquela sua freguesia natal, Liduíno Borba.
Baile animado
Depois, a encerrar a noite, já avançada, foi a música animada para dança “distribuída” pelo Steve Ferreira do Five Star Productions provocando uma “enchente” com pares na pista de dança para ali rodopiaram até à exaustão.
Queremos congratular a Comissão de Festas, por, mais uma vez, pelo excelente trabalho apresentado graças, quiçá, à experiência do casal que encabeçou este projecto inicial destes encontros, o João e Maria Ficher.
Maria Ficher emocionada pela entrega duma rosa pelo fadista Fábio Ourique
Voltar para Eventos Sociais |